sábado, 24 de novembro de 2012

Turismo em Guarulhos

É, eu sei, eu sumi, mas não, eu não abandonei o blog, por mim ele durará eternamente (risos). Enfim, esses dias foram meio corridos para mim, eu estive meio ocupada cuidando do meu avô e resolvendo assuntos pessoais e peço mil desculpas pelo sumiço que eu vou fazer o possível para não ocorrer novamente.

Mas focando no assunto da postagem, hoje eu vou falar um pouco sobre o turismo na minha cidade, Guarulhos. Bom, eu não vou mentir e dizer que sei todos os pontos turísticos daqui, porque eu não sei quase nada (momento guarulhense "poser" OMG!). Mas eu dei umas pesquisadas e vi que eu realmente não conheço muito o turismo daqui e que eu preciso me focar mais nisso antes de querer guiar as pessoas pelo Brasil.

Enfim... Aqui vai alguns pontos turísticos de Guarulhos:


Bosque Maia
Implantado ao longo da Avenida Paulo Faccini, no bairro Parque Renato Maia, o "Bosque Maia", de características nativas, aprazíveis e essencialmente turísticas, se constitui numa estreita reserva florestal, em meio à cidade de Guarulhos. Ele atrai, com seu verdor, muitos transeuntes e em maior número deles, nos finais de semana, feriados e período de férias escolares. Apresenta Parque de Diversão instalado pela Prefeitura Municipal, com brinquedos para a garotada. Atletas fazem "Cooper" ao seu redor e ao longo da citada avenida.
A vegetação do Bosque Maia abrange belas árvores que, remotas, se aglomeram e purificam o ar guarulhense, devido ao seu potencial verde e que propaga um agradável clima tropical de frescor aromático silvestre. Sem dúvida um dos poucos locais da cidade onde a natureza, além de paisagística enfeita aquela pródiga região, exclusivamente povoada de belíssimas residências e raros prédios de edifícios. Conforme pesquisas de ecologistas o bosque é tão antigo quanto a cidade de Guarulhos. Suas frondosas árvores datam de tempos longínquos e sempre garantiram a pureza da atmosfera.

Esse é um ponto que eu conheço e apesar de não frequentá-lo muito, eu recomendo caso queira fazer caminhadas, exercícios e até mesmo um piquenique.


Lago da Vila Galvão
Responsável em ligar a cidade de São Paulo Área com 20.610.33 m2 constituída por um lago e muita área verde. Oferece também aos visitantes a opção de diversão e passeio em seus vários pedalinhos em seu belo lago.
Localização: Praça Cícero de Miranda s/n Vl.Galvão


Lago dos Patos
Informações gerais: um dos mais tradicionais pontos de lazer da cidade oferece pedalinhos, parque infantil, mesas e bancos, além de um centro de exposições de arte, equipamentos de ginástica, pista para Cooper e caminhada e um posto da Guarda Civil Municipal. O local conta ainda com quiosques de lanches e feira de artesanato.
Localização: R. Francisco Vasconcelos, s/n° - V. Galvão


Só passei em frente, mas nunca fui lá com a intenção de "participar" das atividades.


Museu de Ciências Naturais
Localizado no Centro Cultural "Prof.João Cavalheiro Salem", apresenta em seu acervo peças vegetais, animais e minerais, em estados fósseis ou taxidermizados: com nomenclatura popular e científica. Também apresenta fichas de cadastro para fins didáticos.
Localização: Praça Cícero Miranda, s/n



Museu Historico Municipal
Objetivando incentivar estudos históricos e geográficos da cidade, tem em seus acervos peças relacionadas à fundação da cidade bem como da história de todo município.
Localização: Rua Sete de Setembro, 120 Centro


É um lugar que eu tenho muita vontade de ir.


Parque Fracalanza 
Informações gerais: o parque onde está instalada a Cidade Mirim Ayrton Senna (espaço voltado educação e simulações de trânsito), também oferece sanitários, parquinhos, feira de artesanato, mesas e bancos, mesas de ping-pong, equipamentos de ginástica e pista para caminhada.
Localização: R. Augusta, s/n° - Vila Augusta



Parque Novo Ipanema
Informações gerais: área coberta para oficinas, palco para eventos, parquinho infantil, quadra poliesportiva, arquibancada, vestiários e sanitários, mesas de ping-pong, pista de caminhada, equipamentos de ginástica e espaço capoeira.
Localização: R. Tapiratiba, s/n° - Jd. Novo Ipanema



Parque Zoológico Municipal
O Zoológico Municipal de Guarulhos criado em 1981, localiza-se em uma área de 70.000 m2 no Jardim Rosa de França. Atualmente são mantidos em exposição cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies entre mamíferos, aves e répteis em recintos dispostos em meio a jardins, árvores nativas e lagos margeados por áreas reconstituídas com espécies da Mata Atlântica.
A maior parte das espécies mantidas no Zoológico é nativa do Brasil e representa a fauna que habita as regiões de Guarulhos e as espécies ameaçadas como a onça-pintada, a suçuarana, a arara azul e o urubu-rei.
A área do parque possui também uma população de animais de vida livre, a maioria desses que freqüentam os lagos e áreas da mata em busca de alimento e abrigo, proporcionando ao visitante a oportunidade de observar diversas espécies como sanhaços, sabiás, periquitos, beija-flores, garças, além de aves migratórias como os irerês.
Localização: Av. Glória Pagnocelli, 344 Jd.R.de França



Praça Getúlio Vargas
Toda a área onde hoje está implantada a Praça Getúlio Vargas, incluindo a edificação do prédio da atual Câmara Municipal de Guarulhos, era um grande terreno baldio. De um lado se estendia um capim denso com animais soltos, de outro, um campo de futebol improvisado e rústico, de chão batido e em leve declínio que, anos mais tarde, foi restaurado e ocupado pelo Paulista Futebol Clube.
Em 03/12/1949, no governo de Fioravante Iervolino, o mesmo espaço foi declarado de utilidade pública com o objetivo de ser construído o Paço Municipal, mas a autorização da desapropriação veio somente em 1951. A priori foi construído um largo que foi chamado de "Praça Getúlio Vargas".
Em julho do ano seguinte a Prefeitura Municipal deu início aos serviços de ajardinamento. Aos poucos a praça foi transformando o local, ganhando beleza com seu verde florido. Caminhos arborizados, sinuosos e calçados em seus leitos, se entrelaçavam em meio ao gramado, admirando a todos. Bancos de concreto que foram cortesia de comerciantes, instalações sanitárias alojadas em sua parte central e postes com luminárias completavam os equipamentos.
Depois foi construídos o coreto onde a Lira Musical Guarulhense se apresentava com freqüência e uma fonte luminosa e colorida com águas dançantes.
Gestões políticas em diferentes tempos nunca desprezaram a praça. As remodelações foram sucessivas e constantes. Assim em 1949 ela foi destacada para a Construção da Municipalidade que foi transferida para o Bom Clima e, desde 1981, a Praça é ocupada pela Câmara Municipal.
A Praça Getúlio Vargas marca ainda episódios pitorescos, dentre eles o "projeto do pombal", aprovado em plenário e ali existente até hoje. Em 1960, quando das comemorações alusivas ao IV Centenário de Guarulhos, recebeu o monumento-símbolo da efeméride, uma homenagem do cidadão Moriô Sakamoto.
Até nossos dias a praça, tão aprazível, e que é ponto central do município, retrata-nos em sua existência fatos de sua história:
• Monumento do marco geográfico da cidade;
• Projeto da Câmara, desde 1963, em se construir o busto de Getúlio Vargas;
• Centro nevrálgico da cidade, ponto de encontro da população;
• Instalação do busto em homenagem à "Mãe Negra";
• "O símbolo da cidade-símbolo". Em sua apresentação exibe onipotente os quatro séculos de Guarulhos;
• Concentração das diferentes classes e entidades profissionais em suas passeatas reivindicatórias.


Teatro Hall
Costuma ser o palco de apresentações variadas.Shows musicais, encenações de escolas e espetáculos de grupos alternativos da cidade tomam conta da agenda.
Localização: Rua Rui Barbosa, 672.



Teatro Nelson Rodrigues
Palco de apresentações de danças,acomoda até 200 pessoas, shows de humoristas e palestras. Centro Cultural "Prof.João Cavalheiro Salem" Praça Cícero de Miranda Vila Galvão




Teatro Padre Bento
É um dos teatros com melhor infra-estrutura da cidade.Acomoda até 450 pessoas.
Localização: Rua Francisco Foot,3,Gopouva



Adamastor Centro
O Centro Municipal de Educação Adamastor (Centro) tem capacidade para 700 pessoas, pátio de exposições, música, dança, arte, cinema, literatura, esporte, cursos, palestras, reuniões e muito mais.

Localização: Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo

RÁ! Esse eu conheço, apesar de também não frequentá-lo.

(Fontes: http://www.emguarulhos.com.br/pontos-turisticos/ e http://www.guarulhosonline.com/guia/esporte-e-lazer/teatros-e-cinemas/centro-municipal-de-educacao-adamastor/)

Bom, o post de hoje é esse, grande, bem grande. Espero que vocês tenham gostado e que possam aproveitar essas informações. Vou fazer o possível para aproveita-las e conhecer melhor a minha cidade, para que quando fale sobre o turismo aqui, novamente, possa falar sobre as minhas experiências sobre ele onde eu moro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário