sábado, 19 de janeiro de 2013

Praias brasileiras

Bom dia / Boa tarde / Boa noite - dependendo do horário que lerem :P

Eu estava sem tema para falar/debater, então pedi sugestões e uma amiga me deu a ideia de falar sobre as praias brasileiras.

"[...] o Brasil tem tanto lugar perfo que eu não sei como tem gente que vai pra fora antes de conhecer os daqui." O que ela me disse ao me dar essa ideia e eu concordo com ela.

O Brasil, como já citado em alguns posts anteriores, é rico em beleza natural: desde praias, mata, cachoeiras e, até mesmo, igrejas e grutas.

No post de hoje eu vou falar um pouquinho sobre as praias brasileiras, tão concorridas e ao mesmo tempo esquecidas até mesmo pelo próprio brasileiro.

"Antes de viajar ao exterior, conheça todas as belezas do Brasil. Nosso país é rico em cultura, diversidade, natureza e alegria."

Praia do Francês, Alagoas
Os franceses foram os primeiros a chegar nessa, contrabandeando pau-brasil. A areia clara e fofa se junta à vegetação nativa de coqueirais e da restinga preservada de um dos points mais belos de Alagoas. No canto direito, as boas ondas atraem surfistas. Os que preferem mar calmo devem ir ao lado esquerdo, onde uma barreira de arrecife forma uma piscina natural sem ondas. Lá, é possível mergulhar, passear de barco e banana-boat.




Joaquina, Santa Catarina
Junto com a praia Mole, a Joaquina divide o posto de praia predileta dos jovens no litoral de Florianópolis. No verão, as areais ficam lotadas de turistas, belas garotas, surfistas e praticantes de vôlei de praia e futebol. Seus destaques ficam por conta da ótima infraestrutura, a bela iluminação noturna, boas ondas para surfe e, principalmente, suas famosas dunas de areia.

Canoa Quebrada, Ceará
Canoa Quebrada: localizada em uma região privilegiada na América do Sul, aproximadamente a 3º da linha do Equador, possui um clima estável, entre 27º e 30 ºC durante todo o ano. Tem sim alguns meses de chuva que alcança para abençoar as praias com magníficos coqueiros, falésias, lagoas que nos surpreendem entre as enormes dunas de areia. Durante o decorrer do ano, o céu resplandece em um azul invejável e seus moradores sorriem com a satisfação de quem sabe ser dono de um pequeno paraíso.

Porto de Galinhas, Pernambuco
é uma praia muito famosa que fica localizada na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, no nordeste do Brasil. Sua beleza natural com as águas mornas e claras formando piscinões entre os corais tornam essa praia um lugar paradisíaco, juntamente com os mangues, a areia branca os coqueirais e os estuários que complementam sua beleza


Maragogi, Alagoas

Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saboreando logo depois a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival do Marisco, a Abertura do Verão, a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de N. Sra. da Guia (Barra Grande) e a de São Bento.
A maior atração turística da cidade são as belas praias, de São Bento à Péroba (povoados da cidade), são exuberantes com um verde azulado esplêndido. As piscinas naturais das Galés, no mar, a aproximadamente 6 km da costa, tem águas transparentes onde os turistas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores.
A cidade dispõe de uma ótima infra-estrutura hoteleira como dois hotéis mais luxuosos de Alagoas o "Salinas do Maragogi" e o "Miramar Maragogi Resort"..



Itaúnas, Espírito Santo
A pequena vila de itaúnas não têm uma, nem duas, mas três praias maravilhosas. A mais frequentada fica logo atrás das Dunas, a chamada Praia de Itaúnas, onde, além de pegar sol e mar, os turistas dançam forró na areia, e ... descansam para o forró à noite. A menos de uma hora de carro da vila, ficam a Praia do Riacho Doce, onde o Rio Itaúnas deságua no mar, e a Praia da Costa Dourada.

Nova Viçosa, Bahia
Assim como as vizinhas Caravelas, Prado e Alcobaça, Nova Viçosa também é uma das portas de entrada para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Um dos destaques da cidade é seu centrinho, repleto de casas simples e muito coloridas. 
Passeios de barco levam às formações de Coroa Vermelha

No quesito praias, Lugar Comum, Pau Fincado e Pontal da Barra formam a orla central de Nova Viçosa. Urbanizadas e contornadas por coqueirais e quiosques, são as mais movimentadas da cidade. 
Para fugir do burburinho, siga para a praia da Costa do Atlântico, com areias desertas, ondas fortes, coqueirais e vila de pescadores. 
Alguns dos passeios mais bonitos da região são os feitos de barco. O que leva à Caravelas passa por restingas, reservas de mata Atlântica e manguezais. 
Vale a pena parar na ilha da Cassumba, uma aldeia de pescadores e que abriga a bonita praia de Barra Velha. 
Outro tour concorrido é o que leva à ilha de Coroa Vermelha, uma formação de recifes e corais em alto-mar que, na maré baixa, ganha o contorno de inúmeras piscinas naturais.


Guarujá, São Paulo
A cidade de Guarujá abriga, de maneira espetacular, praias de águas limpas e mar aberto, iluminadas pelo sol e sorriso das crianças e dos surfistas. Além disso, uma delas, a Praia do Tombo, é a única do Brasil a receber o selo internacional Bandeira Azul.
Sendo uma ilha, o Guarujá está cercado de praias de todos os tipos e para todos os gostos: praias urbanas ou selvagens, de mar tranqüilo ou revolto, de areia fina e solta ou areia batida. São mais de 25 praias! 


Genipabu, Rio Grande do Norte
O grande barato aqui é ir de buggies pelas dunas. Existem dois tipos de passeio: ‘com emoção’ e ‘sem emoção’, que agradam aos mais aventureiros ou mais conservadores, respectivamente. Além da praia com água morna e calma, a região ainda comporta uma bela lagoa de água doce. A infraestrutura local não deixa a desejar possuindo hotéis, bares e restaurantes.


Praia Mole, Florianópolis
Corpos sarados, bares, ondas e parapentes voando. Dá para saber o que esperar da Praia Mole: uma juventude em buscar de azaração. Para deixar tudo ainda mais bonito, a vegetação local é exuberante. Outra tradição local são as duchas de água doce, sucesso por conta do mar forte. O nome da praia vem da areia macia e solta.





Praia do Leão, Fernando de Noronha
A mais extensa do arquipélago de Noronha. A beleza do lugar está nas mais diferentes tonalidades que o mar atinge e no fato de ser o principal lugar da ilha para a desova das tartarugas. A praia ainda segue pouco frequentada e possui esse nome por conta de uma enorme rocha que lembra o animal deitado. Para mergulhar, aproveite as piscinas naturais que se formam no canto esquerdo.




Maresias, São Paulo
A praia mais popular do litoral de São Paulo tanto para surfistas quanto banhistas. Maresias possui uma das melhores infraestruturas do litoral norte paulista, mesmo mantendo parte das áreas de Mata Atlântica intactas. São vastas as opções de excelentes restaurantes, pousadas e hotéis. Para a balada, confira os bares e boates da região.




Jericoacoara, Ceará
Ruas sem asfalto, pousadas rústicas e um povo que leva a vida sem estresse. Já da para ter uma ideia do que se esperar de Jericoacoara: um lugar para esquecer todos os problemas da cidade grande e se isolar do mundo. Suas praias atraem tanto turistas quanto esportistas que estão atrás de ventos para windsurfe, ondas para surfe e dunas para sandboard.




Itacaré, Bahía
Itacaré é mais um exemplo de uma daquelas cidades do Nordeste que foram primeiro descobertos por hippies para depois virarem verdadeiras referências turísticas do litoral. A diferença é que suas praias são mais protegidas em pequenas enseadas de tirar o fôlego. De noite, a pedida é aproveitar para curtir um bom forró em alguns dos bares da cidade que teve seu auge nos anos de ouro do cacau.





Geribá, Búzios
O balneário de Búzios é o mais disputado do litoral carioca. E Geribá fica com o posto de praia mais popular dessa pequena e famosa cidade fluminense. O canto direto é o ponto predileto dos jovens na alta temporada. Para famílias e pessoas que querem ficar mais sossegadas, indica-se escolher o canto esquerdo com o mar sem ondas e bares na areia.



Fontes:
http://tripbrasilplaces.blogspot.com.br/2010/12/localizada-no-estado-do-ceara-esta.html
http://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-praias/index.htm
http://www.informetop.com/porto-de-galinhas-praia-encantadora/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maragogi
http://www.feriasbrasil.com.br/ba/novavicosa/
http://blog.pernambucodigital.com.br/praia-de-copacabana-rio-de-janeiro/
http://www.roteirovirtual.com.br/sp/guaruja/praias-guaruja-sp.php

E é esse o post de hoje! Espero que vocês gostem, que o post tenho sido proveitoso e que vocês possam usar o que foi postado aqui na vida de turista de vocês. Obrigada por lerem.

2 comentários:

  1. Adoooreeei! Tanto lugar boniito.. espero ter oportunidade de conhecer todoos kkkk' Maragogi e Jericoacoara principalmentee.
    P.S: Muito booa a sua iniciativa em fazer um blog voltado para o turismo brasileiro. Vamos incentivar a nossa cultura/turismo :) parabééns Karola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amor! Fico muito feliz que tenha gostado. De verdade, isso é importante para mim, além de um grande incentivo.

      Excluir